quarta-feira, 20 de junho de 2012

0

HOMOFOBIA É CRIME??? Óbvio!!!!!!!!!!!! Mas...



Vivemos em um país democrático? Sim... com certeza! Mas mesmo em um país democrático, precisamos ter a nossa liberdade - nos seus mais diversos sentidos - respeitada, como também respeitar a liberdade das demais pessoas já que vivemos em sociedade.

Recentemente, no dia 10 de junho, tivemos em São Paulo a 16ª Parada do Orgulho LGBT (Parada Gay) que teve como tema, mais uma vez, Homofobia. Por incrível que pareça seu slogan foi "Homofobia tem cura: educação e criminalização - preconceito e exclusão - fora de cogitação", com objetivo principal da aprovação do Projeto de Lei Complementar 122/06, que torna crime a prática da homofobia, assim como acorre com o racismo e já tramita no Congresso. Além disso, vai servir para questionar a moral religiosa conservadora, que vem se reafirmando como uma das principais oposições ao avanço da cidadania, como também dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Brasil e no mundo. A lei proíbe atos de violência, constrangimento e intimidação em razão da orientação sexual, incluindo a vedação de ingresso a locais abertos ao público, seleção e sobretaxa de atendimento em comércio e a inibição da livre expressão e manifestação de homoafetividade.

Não quero aqui discutir o evento nas suas peculiaridades, mas sim as atitudes de alguns que participam e/ou participaram do evento com falta de respeito, atentado violento ao pudor, incentivo a promiscuidade etc [conforme a foto acima] para com todo seu público, as demais pessoas que pacificamente buscaram prestigiar o evento como crianças, idosos e familiares. O respeito precisa partir de todos os lados. Quantas crianças estavam ali e ficaram sem  entender nada quando se depararam com cenas como as da foto acima? Quantos idosos puseram em questão a real necessidade e legitimidade do evento com cenas desse nível e que estavam contrariando inclusive o tema do evento? É preciso pensar sobre questões desse tipo!

Que a próxima Parada Gay tenha um caráter realmente mais político e social!

Um abraço!

Bello Paes