quinta-feira, 7 de julho de 2011

0

RELACIONAMENTO X LIBERDADE




Relacionar-se é uma das maiores coisas da vida: é amar, compartilhar. Para amar é preciso transbordar de amor e para compartilhar é preciso ter (amor). Quem se relaciona respeita e não possui. A liberdade do outro não é invadida, ele permanece independente. Possuir é destruir todas as possibilidades de se relacionar. Relacionar é um processo. Antes devemos nos relacionar com nós mesmos e escutar o coração para a vida ir além do intelecto, da lógica, da dialética e das discriminações. É bom evitar substantivos e enfatizar os verbos. A vida é feita de verbos: amar, cantar, dançar, relacionar, viver. Isso talvez seja mais agradavel se aplicado. 

Nada machuca mais do que quando um sonho é esmagado, uma esperança morre, o futuro se torna escuro. A frustração representa uma parte muito valiosa no crescimento espiritual. A nova psicologia está baseada nas experiências da escola mais antiga... Qualquer um que seja dependente de alguém, odeia essa pessoa. Isso é bom? Ruim? Não sei. Ou simplesmente não quero falar !

Quando há dependência não há maturidade nem amor, há necessidade. Usa-se o outro, o que é desamoroso. Ninguém gosta de ser dependente, porque a dependência mata a LIBERDADE. Os homens sempre querem mulheres que sejam "menos" do que eles. A maturidade vem com o amor e acaba com a necessidade. Amor é luxo, abundância ! É ter tantas canções no coração, que é preciso cantá-las, não importando se há quem ouça. Quando somos autênticos, temos a aura do amor. Quando não, pedimos amor aos outros. Quem se apaixona não tem amor e, assim, não pode dar. Quem é maduro não cai de amor, mas se eleva nele. Duas pessoas maduras que se amam, ajudam-se a se tornarem mais "livres". Liberdade, é um valor mais elevado que o amor. Por isso é que o amor não vale a pena se destruirmos a Liberdade ! A Liberdade não pode ser destruída jamais.

Liberdade não é o mesmo que libertinagem. Há várias "Liberdades" que fazem mal ao nosso proximo, que ferem e machucam. Essas deveremos evitar! Mas, a Liberdade que me foi dada desde os primordios da criação humana essa sim é natural, é abusivamente pertinente a minha pessoa, a você, você e você!  Natural e simples assim!

Estou falando da Liberdade mais básica ao ser humano. A Liberdade de pensar, sonhar, sorrir, chorar, de se arrepender, de sofrer...não me refiro a Liberdade que depende de espaços delimitados e fisícos.

Na verdade as maiores façanhas acontecem em nossas mentes. As maiores viagens, as lembranças mais enrraizadas que tornam-se quase que digitais dos acontecimentos. Aquele vento que soprou na hora exata do beijo, nunca mais passará por nós denovo, foi único! Tenha a "Liberdade" de guarda-lo na sua lembrança agora, já que nunca mais o sentirá novamente até sentir outro vento que vai achar parecido, vai julgar ser igual. Só que desta vez é diferente, com velocidade e temperatura diferentes, mais nunca iguail ao outro. É um erro tentar coibir esses pensamentos tão loucos e ao mesmo tempo demasiadamente sérios para que fiquem somente conosco em nossas mentes...não, não desejo dividir isso ! E meu ! Tenho essa Liberdade!

Todos temos anseios de algo bom, algo que possamos ter sob o nosso controle.Isso proporciona segurança? Talvez uma falsa segurança! Talvez as únicas coisas que estejam a disposição para ser comandadas pelas nossas vontades sejam: O controle remoto da TV e os botões dos aparelhos eletro-eletrônicos.

Nunca façam isso com uma vida humana ! Pois nem mesmo os animais gostam de estar sob este constante estado de submissão. Liberdade...ah, muito bom. Você quer experimentar?

Tente segurar o ar ! 

Bello Paes

Pensar em segurar um coração é o mesmo que imaginar segurar o vento com as mãos e separar um grão de poeira ou tentar mudar o rumo do oceano, coração só ama, não se prende!

Paulo Master