terça-feira, 5 de julho de 2011

0

PLC 122 será substituído - Senadora Marta Suplicy desiste



O PLC 122 _o projeto de lei que criminalizaria a homofobia no Brasil_ não vai mais tramitar pelo Senado. Ainda que a senadora Marta Suplicy, sua atual relatora, tenha tentado costurar acordos com líderes da base evangélica, como o senador Marcelo Crivella, para mudar trechos do projeto de lei muito criticados pelos parlamentares ligados a igrejas e fazê-lo passar pelas Comissões do Senado, avalia-se que a bancada evangélica jamais votaria a favor do projeto por ele ter sido “demonizado” dentro e fora das igrejas por pastores.

A decisão de arquivar o PLC 122 foi tomada em reunião com Marta Suplicy e contou com a presença do senador Walter Pinheiro (PT/BA), da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), do deputado federal Lauriete Almeida (PSC/ES) e do deputado Gilmar Machado (PT/MG).

Agora a senadora Marta Suplicy pode passar a dar apoio ao PL 6418/2005, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), ou apresentar uma nova proposta, mas desta vez com texto avalizado por lideranças evangélicas que possuem interlocução dom a Senadora _além da ABGLT. É possível, ainda, que se busque o Supremo para que ele se pronuncie sobre a pauta, em um processo parecido com o que culminou na permissão da união homoafetiva.

Por Marcelo Cia